
De 18 a 20 de abril, aconteceu, em São Paulo, a sexta edição do Rhinology, evento internacional dedicado às novidades científicas na área de Rinologia. Com cerca de 1,4 mil participantes e representantes de 32 países, a conferência tem por objetivo fomentar o debate científico entre variadas especialidades sobre as doenças que acometem a região do nariz.
Para o presidente do Rhinology Conference, Dr. Aldo Stamm, o Brasil está entre as maiores potências da Otorrinolaringologia mundial. “A nossa Otorrinolaringologia é de ponta. E a Rinologia também, porque há profissionais muito competentes tanto na área de pesquisa básica, quanto na clínica e na cirúrgica, três componentes muito importantes para se evoluir”, ressaltou, comparando o Brasil aos centros localizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Multidisciplinaridade
Abrangente, o Rhinology envolve, além da Otorrinolaringologia, especialidades como a Neurocirurgia, Cirurgia Plástica Facial, Radiologia e Oftalmologia. “A ideia é ser multidisciplinar. Isso, porque muitas doenças não podem ser abordadas exclusivamente por um especialista, mas necessitam do envolvimento de mais profissionais”, salientou Stamm. Patologias que envolvem o cérebro e a base do crânio, já podem ser operadas por meio do nariz, mas antigamente precisavam de cirurgias externas mais amplas, por exemplo, foram abordadas nas palestras.
Entre outros assuntos de destaque, estão também: a fisiopatologia da rinossinusite crônica e o uso adequado de novas drogas para tratar essa doença. No campo da plástica facial, novas técnicas para deixar as pessoas mais satisfeitas com a aparência também foram abordadas durante o encontro.
Preparativos para 2015
Realizado desde 2000, o Rhinology ganhou ao longo dos anos o peso e o status de um evento internacional. E, para a 7ª edição do meeting, grandes nomes da área de atuação devem marcar presença. Stamm adiantou ainda que uma das novidades para 2015 é a incorporação das entidades internacionais ISIAN-IRS. “Te esperamos em 2015”, convocou.