Em entrevista para o site da ABR, o Dr. Renato Roithmann, coordenador da Campanha Respire pelo Nariz e Viva Melhor, fala sobre o sucesso da mesma
ABR: O que é a Campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, e quais os seus objetivos?
RR: Costumamos denominar este tipo de ação de Educação Continuada da População.
Muito importante pois alerta o público leigo quanto a importância e o impacto de se respirar bem pelo nariz na qualidade de vida. Por sinal este impacto é muito grande: melhora a qualidade do sono, o olfato, a função do seios paranasais e das vias aéreas inferiores, além de proporcionar melhor desenvolvimento dos ossos da face das crianças, entre outros impactos favoráveis. Mais ainda, nossa campanha deixa claro a importância de se procurar o otorrinolaringologista para realizar uma avaliação completa do nariz e de seus órgãos de vizinhança.
Por último, mas não menos importante, a campanha objetiva também Educação Médica Continuada, ou seja, levar a outros profissionais médicos e da área da saúde, não otorrinos, informações sobre os avanços na avaliação e tratamento das doenças que acometem, em especial o nariz e os seios paranasais.
ABR: Quais foram as estratégias da Campanha este ano? O que mudou em relação aos anos anteriores?
RR: Selecionamos testar o olfato para chamar a atenção da população leiga.
Montou-se um teste do olfato, no qual o individuo adulto ou criança, tenta reconhecer 10 cheiros diferentes, desde alho até mel. Levamos a diversas cidades brasielrias esta oportunidade, sendo selecionados shopping centers e parques públicos para a realização das atividades. Mudou um pouco sim em relação aos anos anteriores. Em outras edições, focamos em palestras e conferências em associações regionais médicas, clubes, hospitais, etc…
Não tivemos nos eventos anteriores, uma interação direta com a população tão abrangente como nesta edição. Em reunião da diretoria da ABR, selecionamos algumas cidades chaves, no nosso entender, para a realização dos testes do olfato, e uma data comum para a realização da mesma. Como a campanha Caminhos da Otorrino está tendo uma repercussão magnífica, concentramos a atenção a Belo Horizonte, local em que ambas atividades foram realizadas conjuntamente (os infláveis e o teste do olfato foram realizados simultaneamente em BH). Precisamos também reconhecer que o nosso Presidente da ABORL, Dr Marcelo Hueb e sua equipe, deram um super apoio para a Campanha Respire pelo Nariz e Viva Melhor.
ABR: Todos os serviços credenciados na ABORL-CCF foram convidados a participar?
RR: Com certeza. Enviamos carta convite para todos os serviços credenciados da ABORL-CCF, assim como para todas as Regionais de Otorrino do Brasil. Pela internet, convidamos todos otorrinos cadastrados e em dia com a ABORL-CCF, a participar de alguma forma na campanha.
ABR: Como foi a adesão?
RR: Acho que foi muito interessante, mas certamente podemos trabalhar melhor neste sentido. Envolver mais cidades e coordenadores locais é sempre muito importante para aumentar o alcance e impacto deste tipo de atividade.
ABR: Como o senhor avalia os resultados da Campanha 2012?
RR: Muito bom. Em Porto Alegre, onde coordenei, tivemos por exemplo, apoio importante da Associação Gaucha de Otorrino, e de nosso presidente, Dr. Jorge Kappel. Vários otorrinos estiveram presentes, assim como residentes dos serviços de otorrino. Tenho que agradecer o pessoal das ligas de otorrino, em especial, a Liga de Otorrino da Universidade Luterana do Brasil, da Faculdade de medicina de São José do Rio Preto e da Universidade federal de Goiânia, exemplos a serem seguidos. Ficamos surpreendentemente felizes com a participação dos alunos de graduação, através da Ligas , na campanha. Fizemos mais de 300 testes de olfato em Porto Alegre em turnos de 3 horas de trabalho (muito bom creio eu). Em outras cidades, como Curitiba, Ribeirão Preto, Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, São José do Rio Preto, Belo Horizonte, também tivemos retorno dos coordenadores muito positivo.
Gostaríamos de agradecer muito mesmo a todos os coordenadores locais pelo maravilhoso trabalho realizado e total cooperação. Claro que existe muita coisa a ser melhorada. Alguns shopping centers deixaram a desejar em relação ao espaço reservado para a atividade. Nos parques por exemplo, o vento atrapalha na detecção dos cheiros e se corre riscos quanto a chuva (felizmente tivemos dias de sol maravilhosos). O próprio teste do olfato tem que ser melhorado.
Enfim, solicitamos um relatório aos coordenadores regionais ondetodos os pontos positivos e também os negativos foram apontados. Em reunião da diretoria no Congresso Brasileiro de Recife, que se aproxima, vamos discutir melhor todos estes pontos, e certamente aprimorar para a edição 2013.
ABR: Já foi definida a data para a Campanha de 2013?
RR: A Dra Wilma Anselmo Lima, vem presidindo a ABR com muito brilhantismo. Ela não nos dá muita folga não. Isto será definido na reunião da diretoria em Recife, está na pauta da reunião da Rinologia no Congresso Brasileiro. Aliás, aproveitamos para convocar a todos os Otorrinos do Brasil para nosso Congresso Brasileiro que se aproxima rapidamente. Sabemos que o Silvio Caldas e seus colaboradores estão preparando um super e imperdível evento. A Academia Brasileira vai anunciar a data em 2013 na sua Assembléia.