
A cidade de Porto Alegre recebeu nos dias 15 e 16 de setembro mais um curso do ciclo itinerante da Academia Brasileira de Rinologia (ABR). Com coordenação do Dr. Renato Roithmann, o curso Evidências e Experiências em Porto Alegre 2010 trouxe experiências de grandes nomes da Academia no manejo de problemas do dia a dia da otorrino, além das principais novidades nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da rinossinusite crônica, em transmissão ao vivo via internet.
Com diversas novidades e inovações, o curso contou com a participação dos residentes em treinamento como moderadores das conferências. Segundo Dr. Renato, essa abertura estimula a participação, o envolvimento e aprendizado, além de ser muito estimulante para os conferencistas. Esta também foi experiência inicial da Academia com transmissão pela internet em tempo real para todo o Brasil.
Foram cerca de 80 participantes, entre otorrinos de vários locais do Rio Grande do Sul, como Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Entre os principais assuntos discutidos estavam: Tratamento da Epistaxe; Como evitar Complicações em Cirurgias Endoscópicas Sinusal; Antibiótico na Rinossinusite Aguda e Crônica; Cirurgia Nasossinusal Revisional; e Cirurgia Endoscópica Sinusal, selecionando os pacientes para cirurgia.
Os cursos itinerantes da ABR têm como objetivo principal demonstrar as atuais evidências da literatura nos hot topics da sub-especialidade. “A Educação médica continuada é fundamental em todas as áreas da medicina. Ela proporciona ao médico que não tem tanto tempo disponível, um update de ouro das novidades da especialidade em um curto período de tempo”, conclui ele. Além disso, o fato de ser itinerante é importante, pois atende as necessidades dos otorrinolaringologistas de forma regionalizada e de acordo com seus interesses locais mais prementes.
Agradecimentos
Parabenizo os professores Wilma Anselmo (Ribeirão Preto), Nilvano Andrade (Salvador) e os colegas Leonadro Vedolin (Radiologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre) e Teresa Sukienik (Infectologista do Complexo Hospital Santa Casa de Porto Alegre) pelas suas brilhantes participações.
Por fim, um agradecimento a Assogot, na figura de seu presidente e caro colega Gerson Schulz Maahs, e aos chefes dos serviços de otorrino Celso Dalligna (HCPA), Geraldo Santana (Santa Casa), Renato Roithmann (ULBRA) e Nedio Steffen (PUC) pelo apoio total ao evento e que garantiu também o seu sucesso.
Dr. Renato Roithmann
Assista o curso ´Evidências e Experiências em Porto Alegre 2010´